SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número6As enfermeiras da força expedicionária brasileira e a divulgação de seu retorno ao larPapel do enfermeiro e envolvimento do cliente no processo de tomada de decisão clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

SPANA, Thaís Moreira et al. Revisão integrativa: intervenções comportamentais para realização de atividade física. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.6, pp.1057-1064. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000600020.

Este estudo teve como objetivo realizar revisão integrativa da literatura sobre a efetividade de intervenções na realização de Atividade Física (AF) na população geral. A busca foi realizada nos artigos on line indexados nas bases de dados Scopus, Medline e Cinahl. Foram incluídos estudos em língua inglesa ou portuguesa do Brasil, com nível de evidência 2 ou 3, publicados entre 2004 e 2008. A amostra final foi composta por 14 estudos. Em 57,1% dos estudos, as intervenções foram efetivas para a mudança do comportamento para realizar AF, porém, poucas foram baseadas em teoria. A diversidade das populações alvo, dos instrumentos de avaliação e das intervenções dificulta a comparação dos resultados e a construção de evidências sobre a efetividade de intervenções para a promoção de AF.

Palavras-chave : atividade motora; comportamento; estudos de intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf ) | Espanhol ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons