SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Prevalência do padrão de comportamento de risco para a saúde sexual e reprodutiva em estudantes adolescentesAtribuições e funções dos enfermeiros do trabalho no Brasil e nos Estados Unidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

CUCOLO, Danielle Fabiana  e  PERROCA, Márcia Galan. Reestruturação do quadro de pessoal de enfermagem e seu impacto sobre as horas de assistência. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 175-181. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692010000200006.

Este estudo descritivo objetivou dimensionar e comparar o quadro de pessoal de enfermagem das unidades de clínica médico-cirúrgica de um hospital filantrópico, nas situações atuais e projetadas, e investigar o tempo de assistência dispensado aos pacientes pela equipe de enfermagem nas duas situações. Utilizou-se, para o dimensionamento, o método proposto por Gaidzinski, e, para o cálculo das horas de assistência, a equação proposta pelo Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Os achados evidenciaram necessidade de acréscimo de 33% no quadro de pessoal, com aumento de 68,4% de enfermeiros e de 15,6% no número de técnicos/auxiliares de enfermagem. Na situação projetada, as horas de assistência variaram de 5,7 a 7,2. O quantitativo de enfermagem e o tempo médio dispensado aos pacientes revelaram-se inadequados às necessidades de atendimento da clientela, podendo comprometer a qualidade da assistência.

Palavras-chave : Recursos Humanos de Enfermagem; Administração de Recursos Humanos; Carga de Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Espanhol | Inglês