SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número5Iatrogenias nas unidades de terapia intensiva: dramaticidade dos problemas bio/éticos contemporâneosObjetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

ZAMBRANO-SANCHEZ, Elizabeth; MARTINEZ-WBALDO, María del Consuelo  e  POBLANO, Adrián. Frequência de fatores de risco para dificuldade de aprendizagem em pré-escolares com baixo nível socioeconômico, na Cidade do México. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2010, vol.18, n.5, pp.998-1004. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000500022.

Este estudo objetivou identificar a frequência de fatores de risco para dificuldade de aprendizagem (DA) em crianças com baixo nível socioeconômico, na Cidade do México. A escala de inteligência Wechsler, desenho da figura humana e o teste gestáltico visomotor de Bender foram utilizados. A idade média do grupo masculino foi de 5,6±0,9 anos e do grupo feminino 5,4±0,5 anos. O quociente intelectual total (QI-T) foi de 98±12 no grupo masculino e 99±12,2 no grupo feminino. No teste de Bender, os meninos apresentaram idade mental e visomotora um ano abaixo da idade cronológica, enquanto que as meninas apresentaram idade mental e visomotora 7-8 meses abaixo do normal. As características de alto risco que apresentaram maior frequência, tanto nos meninos como nas meninas, no teste do desenho de figura humana, foram: autoisolamento 25%, timidez 22,4 e controle interno deficiente 22%. Concluindo, alta frequência de fatores de risco para DA foi encontrada em crianças de baixo nível socioeconômico. É importante destacar a importância de se identificar pré-escolares em risco de DA.

Palavras-chave : Transtornos de Aprendizagem; Pré-escolar; Inteligência; Desenvolvimento Humano; Fatores de Risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons