SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Prazer e sofrimento em trabalhadores de enfermagem de Unidade de Terapia IntensivaO enfermeiro e as práticas de cuidados coletivos na estratégia saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

ZUNTA, Raquel Silva Bicalho  e  CASTILHO, Valéria. Faturamento de procedimentos de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2011, vol.19, n.3, pp.573-580. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000300017.

Os objetivos deste estudo foram: estimar o faturamento gerado pelos procedimentos de enfermagem, em uma unidade de terapia intensiva (UTI), e calcular a porcentagem do faturamento gerado pela enfermagem em relação ao faturamento total da UTI. Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva, documental, com abordagem quantitativa. Foi realizada em uma UTI geral, de um hospital privado, na cidade de São Paulo. A amostra foi de 159 pacientes. Os procedimentos realizados pela enfermagem foram responsáveis por 15,1% do faturamento total da UTI, sendo, em média, 11,3% oriundo do faturamento da prescrição de enfermagem e 3,8% da prescrição médica. Demonstrar o quanto a enfermagem contribui para o faturamento dos hospitais é informação essencial para os gestores de enfermagem, pois é argumento importante para a obtenção de recursos e garantia de cuidado seguro.

Palavras-chave : Enfermagem; Custos de Cuidados de Saúde; Custos Hospitalares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf ) | Espanhol ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons