SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número5Utilização de indicadores de desempenho em serviço de enfermagem de hospital públicoA profissionalização da enfermagem brasileira na mídia escrita no final do século XIX: uma análise de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

T. D'ALONZO, Karen. Avaliação e revisão de questionários para uso entre imigrantes latinos com baixos níveis de alfabetização. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2011, vol.19, n.5, pp. 1255-1264. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000500025.

À medida que número maior de imigrantes de língua espanhola participa de pesquisas, surgem questões relacionadas à adequação de instrumentos já existentes. Questionários, em versões inglesas, são frequentemente adaptados e testados com americanos de origem hispânica com nível superior. Pouco tem sido escrito sobre testes e avaliação desses instrumentos de pesquisa entre imigrantes com níveis mais baixos de escolaridade. O objetivo deste estudo foi avaliar e revisar uma bateria de questionários para intervenção com mulheres imigrantes hispânicas. Utilizou-se um processo de três etapas para avaliar, adaptar e testar as versões espanholas dos instrumentos Self-Efficacy and Exercise Habits Survey, versão abreviada para imigrantes do Hispanic Stress Inventory e o Latina Values Scale. Os instrumentos revisados demonstraram validade e confiabilidade aceitáveis. As adaptações melhoraram a compreensão dos instrumentos, aumentando a taxa de respostas e reduzindo dados omissos e respostas extremas. Limitações psicométricas da adaptação de escalas do tipo Likert também são abordadas.

Palavras-chave : Psicométricas; Saúde de Imigrantes; Disparidades de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol