SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialImplementação de intervenções breves para uso problemático de álcool na atenção primária, em um contexto amazônicoEstratégia de prevenção e vigilância sobre o consumo de sustâncias ilícitas e os custos dos acidentes em motoristas de carga pesada, no México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

GIFFONI, Francinete Alves de Oliveira  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Terapia comunitária como recurso de abordagem do problema do abuso do álcool, na atenção primária. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2011, vol.19, n.spe, pp.821-830. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000700021.

Este estudo teve por objetivo identificar potencialidades da terapia comunitária (TC) como recurso de abordagem do problema do abuso do álcool na atenção primária, sob a perspectiva de um usuário. A pesquisa foi realizada na sede do Projeto Quatro Varas, Fortaleza, CE. Empregou-se a abordagem qualitativa de cunho etnográfico, utilizando entrevista semiestruturada e observação participante. Dos 20 participantes da terapia entrevistados, um foi escolhido para entrevista de aprofundamento. Construíram-se dois núcleos temáticos: os efeitos da terapia na abordagem do alcoolismo e terapia como recurso de apoio social, na abordagem dos problemas relacionados ao uso de álcool. Resultados indicam que o diálogo estabelecido na terapia promove ressignificação da problemática e redirecionamento de itinerários terapêuticos, no sentido da gestão da própria vida e busca da cidadania. Conclui-se que a TC favorece a formação de teia de relações sistêmicas, que amplia a compreensão dos problemas decorrentes do uso de álcool, constituindo-se em efetiva estratégia para sua abordagem no campo da saúde comunitária.

Palavras-chave : Terapêutica; Redes Comunitárias; Apoio Social; Grupos de Auto-Ajuda; Alcoolismo; Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons