SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Characteristics of violence against children in a Brazilian CapitalThe social network of children with special healthcare needs in the (in)visibility of nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

FLORES-PENA, Yolanda; ORTIZ-FELIX, Rosario Edith  and  CARDENAS-VILLARREAL, Velia Margarita. Percepções maternas do Cuidado à Criança Sadia. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 274-281. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000200009.

O objetivo do estudo foi analisar o Cuidado à Criança Sadia (CCS) e distinguir se é cuidado baseado nos procedimentos ou cuidado baseado no usuário. Os conceitos do processo de trabalho de enfermagem e micropolítica do trabalho em saúde fundamentaram o presente estudo qualitativo. Realizou-se observação sistemática direta de 87 atenções de CCS em uma Unidade de Medicina Familiar e entrevista semiestruturada a 25 mães que compareceram, junto a seu filho, à atenção de CCS. A saturação dos dados e a compreensão do significado foram os critérios para o número de observações e entrevistas. Aplicou-se a análise temática. Encontrou-se que a atividade está baseada nos procedimentos, o que não pode se considerar CCS. As mães valorizam a atenção integral e solicitam informação relacionada ao crescimento e desenvolvimento de seu filho. Recomenda-se abordar tópicos educativos e estabelecer relação de confiança que permita fornecer cuidado baseado no usuário.

Keywords : Cuidado da Criança; Cuidados de Enfermagem; Serviços de Saúde da Criança; Serviços de Enfermagem; Enfermagem Materno-Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish | Portuguese     · pdf in English | Spanish | Portuguese