Acessibilidade / Reportar erro

Acolhimento com avaliação e classificação de risco: concordância entre os enfermeiros e o protocolo institucional

OBJETIVO:

verificar o grau de concordância entre os níveis de prioridade atribuídos no acolhimento com avaliação e classificação de risco, realizado pelos enfermeiros, em relação ao protocolo institucional e entre os pares.

MÉTODO:

trata-se de estudo descritivo, utilizando um questionário com trinta casos clínicos fictícios com base no protocolo institucional, considerado padrão-ouro, respondido por vinte enfermeiros.

RESULTADOS:

pela análise de concordância pelo coeficiente Kappa, concluiu-se que a concordância entre a priorização dos níveis de gravidade entre os enfermeiros e o protocolo institucional foi moderada. Quando avaliada a concordância entre os pares, essa foi baixa, representada pela densidade colorimétrica nas tonalidades de cinza claro.

CONCLUSÃO:

no Brasil, algumas instituições desenvolveram protocolos próprios, o que torna fundamental o desenvolvimento de ferramentas para avaliar a acurácia dos profissionais em relação aos protocolos, evidenciando as necessidades de capacitação para essa atividade, contribuindo para a segurança do paciente.

Triagem; Serviços Médicos de Emergência; Enfermagem em Emergência


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br