Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos de enfermagem para idosos utilizando-se a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e o modelo de vida1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Diagnósticos/Resultados e Intervenções de Enfermagem para idosos: Proposta de Subconjunto Terminológico da CIPE" apresentada ao Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Apoio financeiro do Programa Nacional de Coordenação Acadêmica (PROCAD-NF/CAPES), processo nº 2428/2008.

OBJETIVO:

construir afirmativas de diagnósticos de enfermagem para idosos, fundamentadas no Modelo de Vida e na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem.

MÉTODO:

este é um estudo exploratório descritivo, para cuja operacionalização foram realizadas duas etapas: 1) coleta de termos e de conceitos considerados relevantes, clínica e culturalmente, para a assistência de enfermagem ao idoso, visando a construção de um banco de termos e 2) construção de afirmativas de diagnósticos de enfermagem para idosos na atenção básica, com base nas diretrizes do Conselho Internacional de Enfermeiras e no banco de termos para a prática de enfermagem com idosos.

RESULTADOS:

foram identificados 414 termos, que foram submetidos ao processo de validação de conteúdo, com a participação de dez enfermeiros peritos, o que resultou em 263 termos validados. Esses termos foram submetidos ao mapeamento cruzado com os termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, o que resultou na identificação de 115 termos constantes e 148 termos não constantes, que constituíram o banco de termos, a partir do qual foram elaboradas 127 afirmativas de diagnósticos de enfermagem, classificadas nos fatores que influenciam a realização das atividades de vida do idoso - 69 nos fatores biológicos, 19 nos fatores psicológicos, 31 nos fatores socioculturais, cinco nos fatores ambientais e três nos fatores político-econômicos.

CONCLUSÕES:

considera-se que essas afirmativas, após a validação clínica, servirão de guia para serem utilizadas pelos enfermeiros na operacionalização da consulta de enfermagem na prática com idosos, sem que se dispensem a experiência clínica, o raciocínio crítico e a tomada de decisão.

Enfermagem/classificação; Terminologia; Envelhecimento; Idoso; Diagnóstico de Enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br