SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Bipolar disorder and medication: adherence, patients' knowledge and serum monitoring of lithium carbonateEnglish in the nursing degree: a pending subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Abstract

SILVA, Líliam Barbosa et al. A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.632-640. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000200022.

MÉTODOS:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 10 coordenadores de grupos, distribuídos em cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados de março a julho de 2009, com observação não participante no próprio grupo e entrevista semiestruturada com os coordenadores. As informações foram organizadas e categorizadas, segundo a análise temática. Para interpretação dos dados, utilizou-se, além dos referenciais teóricos sobre música, comunicação e educação em saúde, as concepções snyderianas.

RESULTADOS:

foram encontrados três núcleos temáticos: a dimensão afetiva da música, a dimensão recreativa da música e a dimensão reflexiva da música.

CONCLUSÃO:

observou-se uma tentativa de os coordenadores transporem as barreiras do patológico a partir do uso da música, considerando o grupo em sua integralidade. Este estudo indicou, como avanço para a produção do conhecimento, a necessidade de capacitação desses coordenadores por meio de oficinas e acompanhamento constante de suas práticas musicais.

Keywords : Estrutura de Grupo; Música; Comunicação; Programa Saúde da Família; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )