SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Trastorno bipolar y medicamentos: adhesión, conocimiento de los pacientes y monitorización sérica del carbonato de litioEl inglés en el grado de enfermeria: una asignatura pendiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versión On-line ISSN 1518-8345

Resumen

SILVA, Líliam Barbosa et al. A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.632-640. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000200022.

MÉTODOS:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 10 coordenadores de grupos, distribuídos em cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados de março a julho de 2009, com observação não participante no próprio grupo e entrevista semiestruturada com os coordenadores. As informações foram organizadas e categorizadas, segundo a análise temática. Para interpretação dos dados, utilizou-se, além dos referenciais teóricos sobre música, comunicação e educação em saúde, as concepções snyderianas.

RESULTADOS:

foram encontrados três núcleos temáticos: a dimensão afetiva da música, a dimensão recreativa da música e a dimensão reflexiva da música.

CONCLUSÃO:

observou-se uma tentativa de os coordenadores transporem as barreiras do patológico a partir do uso da música, considerando o grupo em sua integralidade. Este estudo indicou, como avanço para a produção do conhecimento, a necessidade de capacitação desses coordenadores por meio de oficinas e acompanhamento constante de suas práticas musicais.

Palabras clave : Estrutura de Grupo; Música; Comunicação; Programa Saúde da Família; Enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés | Portugués     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )