Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação e validação do Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care para gestantes brasileiras1 1 Artigo extraído da Dissertação de Mestrado “Adaptação cultural e validação para o uso no Brasil do instrumento: Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care (PESPC)” apresentado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

OBJETIVO:

adaptar para uso no Brasil e validar o instrumento Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care, que contém 41 itens, divididos em dois domínios (expectativa e satisfação). A versão adaptada foi submetida à análise da validade de constructo convergente, de grupos distintos, e dimensionalidade, além da análise da consistência interna (alfa de Cronbach) e estabilidade.

MÉTODO:

foram entrevistadas 119 gestantes em acompanhamento pré-natal; dessas, 26 responderam duas vezes ao instrumento (reteste). A consistência interna foi adequada (alfa de Cronbach ≥ 0,70) e o teste/reteste apresentou correlação forte (r=0,82; p<0,001) para a expectativa e correlação moderada (r=0,66; p<0,001) para a satisfação. As análises realizadas confirmaram a validade da versão adaptada do instrumento no grupo estudado.

RESULTADOS:

os resultados indicaram fortes evidências de validade e confiabilidade da versão adaptada do instrumento.

CONCLUSÃO:

o instrumento necessita ser testado em grupos de gestantes com diferentes características sociais.

Estudos de Validação; Satisfação do Paciente; Cuidado Pré-Natal


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br