Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre os critérios do International Physical Activity Questionnaire e do American College of Sports Medicine/American Heart Association para a classificação do padrão de atividade física em adultos1 1 Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 505622/2004-1.

OBJETIVO:

avaliar a reprodutibilidade entre os critérios para classificação do padrão de atividade física propostos pelo International Physical Activity Questionnaire e pelo American College of Sports Medicine/American Heart Association em população de adultos, residentes em Ribeirão Preto, SP.

MÉTODOS:

estudo transversal de base populacional, com amostra de 930 adultos de ambos os sexos. Para a avaliação da reprodutibilidade, empregou-se a estatística Kappa, estimada para estratos específicos de variáveis sociodemográficas.

RESULTADOS:

os coeficientes Kappa indicaram bom/ótimo acordo entre os dois critérios, em todos os estratos. Entretanto, prevalências de maior magnitude para a "prática suficiente" foram obtidas quando aplicados os critérios do American College of Sports Medicine/American Heart Association.

CONCLUSÕES:

embora as estimativas de acordo tenham indicado boa reprodutibilidade, os achados sugerem cautela ao se escolher o critério para a avaliação do padrão de atividade física, principalmente quando a caminhada é a principal modalidade de prática.

Atividade Motora; Reprodutibilidade dos Testes; Estudos Transversais


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br