SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Adesão ao tratamento do diabetes mellitus: validação de instrumentos para antidiabéticos orais e insulinaEntre o bem-estar espiritual e a angústia espiritual: possíveis fatores relacionados a idosos com cancro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

ARRUDA, Guilherme Oliveira de; MOLENA-FERNANDES, Carlos Alexandre; MATHIAS, Thais Aidar de Freitas  e  MARCON, Sonia Silva. Morbidade hospitalar em município de médio porte: diferenciais entre homens e mulheres. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.19-27. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3026.2396.

OBJETIVO:

caracterizar a morbidade hospitalar de adultos residentes no município de Maringá, Paraná, Brasil, no período de 2000 a 2011, com enfoque nos diferenciais entre os sexos.

MÉTODO:

estudo descritivo, desenvolvido a partir de dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde, para investigar a associação de grupos de causas de internação e tempo médio de internação por sexo, em triênios.

RESULTADOS:

os principais grupos de causas de internação dos homens foram: transtornos mentais, lesões e doenças circulatórias; e, entre as mulheres, destacaram-se: as neoplasias, doenças circulatórias e geniturinárias. Transtornos mentais e lesões, neoplasias, doenças circulatórias e geniturinárias apresentaram-se durante todo o período, significativamente associados aos sexos feminino e masculino. Embora não significativo, o tempo médio de internação diminuiu ao longo dos quatro triênios, e só diferiu significativamente entre homens e mulheres no segundo triênio.

CONCLUSÃO:

diferenças no perfil de morbidade hospitalar entre homens e mulheres reforçam a necessidade de ações específicas na área de saúde e de enfermagem, especialmente na atenção primária, com vistas a reduzir as hospitalizações no município pelos principais grupos de causas.

Palavras-chave : Hospitalização; Perfil de Saúde; Gênero e Saúde; Saúde do Homem; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )