Acessibilidade / Reportar erro

Assistência pré-natal à adolescente e os atributos da Atenção Primária à Saúde 1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado “Assistência pré-natal a adolescente na rede básica de saúde do município de Ribeirão Preto e os atributos da atenção primária à saúde na perspectiva de profissionais de saúde”, apresentada a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

OBJETIVO:

avaliar a atenção pré-natal às adolescentes em unidades de saúde, segundo os atributos da Atenção Primária à Saúde.

MÉTODO:

estudo de abordagem quantitativa, realizado com profissionais de saúde, utilizando-se o instrumento Primary Care Assessment Tool-Brasil, para analisar a presença e extensão dos atributos.

RESULTADOS:

para todas as unidades participantes, o atributo acesso obteve escore =6,6; os atributos longitudinalidade, coordenação (integração de cuidados), coordenação (sistemas de informação) e integralidade obtiveram escores =6,6 e escore essencial =6,6. Comparando-se as unidades básicas e as unidades de saúde da família, os escores estão igualmente distribuídos: acessibilidade: =6,6 e os demais atributos com escores =6,6, no entanto, o escore essencial nas unidades básicas foi =6,6 e nas unidades de saúde da família foi =6,6.

CONCLUSÃO:

a ampliação da cobertura das unidades de saúde da família e a capacitação profissional podem ser estratégias para qualificar a atenção à saúde.

Atenção Primária à Saúde; Gravidez na Adolescência; Saúde da Mulher; Cuidado Pré-Natal; Pessoal de Saúde


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br