Acessibilidade / Reportar erro

A efetividade do hidrocoloide versusoutras coberturas na cicatrização de úlceras por pressão em adultos e idosos: revisão sistemática e metanálise1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Uso de Hidrogel e Hidrocoloide em Úlcera por Pressão: Revisão Sistemática e Metanálise" apresentada à Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

OBJETIVO:

avaliar a efetividade do hidrocoloide na cicatrização de úlcera por pressão em pacientes adultos e idosos.

MÉTODO:

revisão sistemática com metanálise, baseada nas recomendações do CochraneHandbook. A busca foi realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Cochrane Database, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science e Scientific Eletronic Library Online e Scientific Eletronic Library Online.

RESULTADOS:

foram identificados 646 estudos primários, avaliados 69 e selecionados nove, que se referiam à utilização do curativo de hidrocoloide na cicatrização, desses, quatro estudos possibilitaram a metanálise. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos hidrocoloide e espumas (p-valor=0,84; Odds Ratio 1.06, IC 95% 061-1.86). Foi observada discreta superioridade do curativo de poliuretano em relação ao hidrocoloide.

CONCLUSÃO:

as evidências não foram suficientes para afirmar se a eficácia do hidrocoloide é superior a outros curativos. Sugere-se a realização de ensaios clínicos randomizados para verificar a eficácia dessa intervenção na cicatrização de úlceras por pressão em relação a outros tratamentos.

Úlcera por Pressão; Curativos Hidrocoloides; Cicatrização; Metanálise


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br