Acessibilidade / Reportar erro

Associação de fatores de risco cardiovasculares com as diferentes apresentações da síndrome coronariana aguda1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Caracterização de indivíduos hospitalizados por síndrome coronariana aguda e os fatores de risco para doença arterial coronariana", apresentada à Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil, processo nº 301688/2009-5

OBJETIVO:

identificar a relação das diferentes apresentações da síndrome coronariana aguda com fatores de risco cardiovasculares entre indivíduos hospitalizados.

MÉTODO:

estudo transversal, realizado em um hospital escola de São Paulo, SP. Dados sociodemográficos, clínicos e antropométricos de 150 indivíduos hospitalizados, por síndrome coronariana aguda, foram coletados por meio de entrevista e revisão de prontuários. Verificou-se a associação desses dados com a apresentação da síndrome.

RESULTADOS:

houve predomínio de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST. Houve associação significativa de hipertensão arterial sistêmica com angina instável e altos valores de lipoproteína de baixa densidade com infarto, sem influência de características sociodemográficas.

CONCLUSÃO:

a hipertensão arterial e níveis de lipoproteína de baixa densidade elevados associaram-se a diferentes apresentações da síndrome coronariana. Os resultados podem oferecer subsídios aos profissionais de saúde para programas de prevenção secundária que visam a mudança de comportamento.

Síndrome Coronariana Aguda; Fatores de Risco; Infarto do Miocárdio; Angina Pectoris


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br