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Validade e confiabilidade de um instrumento de classificação de pacientes pediátricos1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Validação do instrumento de classificação de pacientes pediátricos", apresentada à Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

OBJETIVOS:

avaliar a validade de construto e a confiabilidade do Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos.

MÉTODOS:

estudo correlacional, realizado em um hospital de ensino. Foram classificados 227 pacientes pediátricos com a aplicação do Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos. A validade de construto foi avaliada pela abordagem analítica de fator e a confiabilidade pela consistência interna.

RESULTADOS:

a Análise Fatorial Exploratória identificou três construtos com 67,5% de variância de explicação e, na avaliação da confiabilidade, os valores do alfa de Cronbach encontrados foram: 0,92 para o instrumento como um todo, 0,88 para o domínio do paciente, 0,81 para o domínio família e 0,44 para o domínio procedimentos terapêuticos.

CONCLUSÕES:

o instrumento apresentou evidências de validade de construto e de confiabilidade, e essas análises denotam a factibilidade do instrumento. A validação do Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos constitui, ainda, um desafio, devido à sua relevância para um olhar mais profundo sobre a assistência e a gestão em enfermagem pediátrica. Deverão ser considerados outros estudos para explorar sua dimensionalidade e validade de conteúdo.

Avaliação em Saúde; Enfermagem Pediátrica; Estudos de Validação; Carga de Trabalho


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