Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das escalas de risco para úlcera por pressão em pacientes críticos: uma coorte prospectiva1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Avaliação de risco e de fatores preditores para desenvolvimento de úlcera por pressão em pacientes críticos", apresentada ao Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

OBJETIVOS:

avaliar a acurácia das escalas de avaliação de risco de Braden e de Waterlow, em pacientes críticos internados.

MÉTODO:

trata-se de uma coorte prospectiva, com 55 pacientes nas unidades intensivas, por meio de avaliação de variáveis sociodemográficas e clínicas, de aplicação das escalas (Waterlow e Braden), na admissão e a cada 48 horas, da avaliação e classificação das úlceras em categorias.

RESULTADOS:

a incidência de úlcera por pressão foi de 30,9%, as escalas de Braden e de Waterlow apresentaram, nas três avaliações, alta sensibilidade (41% e 71 %) e baixa especificidade (21% e 47%), respectivamente. Os escores de coorte encontrados na primeira, segunda e terceira avaliações foram de 12, 12 e 11, na escala de Braden, e de 16, 15 e 14 na escala de Waterlow.

CONCLUSÃO:

a escala de Braden apresentou-se como bom instrumento de triagem, e a de Waterlow com melhor poder preditivo.

Descritores
Úlcera por Pressão; Medição de Risco; Escalas; Cuidados de Enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br