Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco para flebite: estudo com questionário sobre a percepção dos enfermeiros

Resumo

Objetivos:

avaliar a percepção de enfermeiros sobre os fatores de risco para desenvolvimento de flebite, com enfoque especial na percepção sobre os potenciais causadores de flebite de alguns medicamentos e soluções.

Método:

estudo transversal com questionário, que incluiu uma amostra de 102 enfermeiros.

Resultados:

os enfermeiros reconheceram alguns fatores que podem reduzir a incidência de flebite; no entanto, mais da metade dos enfermeiros ignorava que o material e o diâmetro do cateter poderiam afectar a taxa de incidência de flebite. Além disso, a doença de base e alto pH dos medicamentos ou soluções foram identificados como potenciais fatores de risco, porém o pH baixo e baixa osmolaridade não foram identificados. Os enfermeiros identificaram a Vancomicina e Benzilpenicilina como os antibióticos com o mais forte potencial flebitico. Entre outros medicamentos e fluidos intravenosos, foram identificados aminofilina, cloridrato de amiodarona e cloreto de potássio 7,4% como potencialmente causadores de flebite.

Conclusão:

os enfermeiros identificaram fatores predisponentes para flebite relacionados aos pacientes e à terapia administrada, enquanto alguns fatores de risco relacionados ao cateter, particularmente, suas propriedades físico-químicas e tempo para a substituição, não foram totalmente percebidos.

Descritores:
Flebite; Infusões Intravenosas; Fatores de Risco; Enfermeiras; Questionários

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br