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Estudo experimental de uma intervenção educativa para promover a autoeficácia materna na amamentação 1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Elaboração e validação de tecnologia educativa para autoeficácia da amamentação", apresentada à Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil, processo nº 475692/2010-1.

Resumo

Objetivo:

construir, validar e avaliar uma intervenção educativa, utilizando oflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho".

Método:

estudo experimental utilizando um pré-teste, intervenção e teste posterior, bem como um grupo de controle. Um total de 201 mulheres, as quais haviam sido hospitalizadas imediatamente, a pelo menos 6 horas, após o parto. As mães foram atribuídas aos grupos de intervenção (100 mulheres) ou de controle (101 mulheres), de acordo com a duração da internação. A eficácia do flip-chartfoi avaliada com a aplicação da Escala de Autoeficácia de Amamentação (um pequeno formulário) na admissão, quando tiveram alta e por telefone dois meses após o parto. Os grupos de intervenção e de controle mostraramse semelhantes quanto às variáveis sociodemográficas, obstetrícias e ginecológicas.

Resultados:

a intervenção foi benéfica, já que as mães do grupo de intervenção tiveram pontuações altas de autoeficácia, mais mães continuaram a amamentar e mantiveram um período maior de amamentação exclusiva, tanto quando obtiveram alta quanto dois meses após o parto, apresentando associações estatisticamente significativas.

Conclusões

este estudo experimental avaliou a estratégia educacional mediada por meio doflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho" como sendo eficaz no aumento da autoeficácia e da duração da amamentação.

Descritores:
Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; Aleitamento Materno; Autoeficácia; Enfermagem

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