Acessibilidade / Reportar erro

Peritonite e infecção de orifício de saída do cateter em pacientes em diálise peritoneal no domicílio1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Atenção em diálise peritoneal no domicílio", apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Objetivo:

analisar as complicações relacionadas à peritonite e infecção de orifício de saída do cateter, em pacientes em diálise peritoneal no domicílio.

Método:

estudo quantitativo e transversal, realizado com 90 pacientes em diálise peritoneal no domicílio, em um município do Nordeste brasileiro. Para coleta de dados utilizaram-se dois roteiros estruturados e consulta aos prontuários de saúde. Foram utilizadas análises descritivas e testes de comparação entre grupos independentes, considerando o nível de significância estatística de p<0,05.

Resultados:

comparando-se a frequência de peritonite e o tempo de tratamento, constatou-se que pacientes com mais de dois anos de diálise peritoneal apresentaram maior chance de ter peritonite (X²=6,39; p=0,01). O número de episódios de infecção de orifício de saída do cateter peritoneal mostrou associação com o tempo de tratamento (U=224,000; p=0,015).

Conclusão:

a peritonite e infecção de orifício de saída do cateter estão associadas ao tempo de tratamento.

Diálise Peritoneal; Assistência Domiciliar; Cuidados de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Infecção; Peritonite


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br