Acessibilidade / Reportar erro

Utilização de Indicadores Balanceados como ferramenta de gestão na Enfermagem1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Utilização de indicadores balanceados como ferramenta de gestão na enfermagem", apresentada à Pontificia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Objetivo:

elaborar uma proposta de painel de indicadores de enfermagem, a partir dos princípios norteadores do Balanced Scorecard.

Método:

estudo de caso único que classificou dados de 200 prontuários de pacientes, relatórios gerencias e protocolos, capazes de gerar indicadores.

Resultados:

foram identificados 163 variáveis que resultaram em 72 indicadores, desses, 32 relacionados com a enfermagem: dois indicadores na perspectiva financeira (receita média de paciente/dia e receita paciente/dia por produto utilizado); dois na do cliente (taxa de satisfação geral do paciente com assistência de enfermagem e taxa de adesão à pesquisa de satisfação do paciente); 23 na dos processos; e cinco na do aprendizado e crescimento (total médio de horas de treinamento, total de profissionais de enfermagem aprovados em processo seletivo interno, taxa de absenteísmo, índice de rotatividade e índice de realização de avaliação de desempenho).

Conclusão:

embora exista um limite relacionado à quantidade de dados gerados, a metodologia do Balanced Scorecard mostrou-se flexível e adaptável para incorporação ao serviço de enfermagem. Foi possível identificar indicadores com aderência a mais de uma perspectiva. Processos internos foi a perspectiva com maior número de indicadores.

Indicadores; Gestão em Saúde; Enfermagem; Tecnologia Biomédica


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br