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Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Desenvolvimento Infantil: análise de conceito e revisão dos diagnósticos da NANDA-I", apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Brasil, processo nº 2011/51012-3.

Objetivos:

realizar análise de conceito do termo desenvolvimento infantil e submeter à análise por peritos.

Método:

análise de conceito segundo o modelo híbrido, em três fases: fase teórica, com revisão bibliográfica; fase de campo, de pesquisa qualitativa com profissionais que atendem crianças; e fase analítica, de articulação dos dados das etapas anteriores, baseada na teoria bioecológica do desenvolvimento, com produção de nova definição para o conceito. A nova definição foi validada por peritos em um grupo focal. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

a revisão de 256 artigos, de 12 bases de dados e livros, e entrevistas com 10 profissionais, mostrou que: o conceito desenvolvimento infantil tem como antecedentes aspectos da gestação, fatores próprios da criança, fatores do contexto, destacando as relações e o cuidado à criança, e aspectos sociais; suas consequências podem ser positivas ou negativas, impactando na sociedade; seus atributos são comportamentos e habilidades da criança; suas definições contêm perspectivas maturacionais, contextuais ou ambas. A nova definição, produzida na análise e validada por nove peritos, expressa a magnitude do fenômeno e fatores não apresentados em outras definições.

Conclusão:

a análise de conceito gerou uma definição para as classificações de enfermagem na atenção integral à criança.

Desenvolvimento Infantil; Formação de Conceito; Diagnóstico de Enfermagem; Classificação; Enfermagem Pediátrica


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