Acessibilidade / Reportar erro

Vulnerabilidade ao consumo do álcool, transcendência espiritual e bem-estar psicossocial: comprovação de teoria1 1 Artigo extraído da tese de Doutorado "Autotrascendencia, espiritualidad y bienestar en universitarios no consumidores y consumidores moderados de alcohol: Aportes para promover la salud", apresentada à Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia. Apoio financeiro da Universidad Nacional de Colombia, Direccion de Investigación de la Sede Bogotá, Colômbia, proceso nº 11921.

Resumo

Objetivo:

demonstrar as relações entre vulnerabilidade, autotranscendência e bem-estar na população adulta jovem e o efeito de cada uma destas variáveis na adoção de condutas de baixo risco de consumo.

Método:

estudo quantitativo, transversal do tipo correlacional que utilizou a análise estatística de Equações Estruturais para comprovar a relação entre as variáveis.

Resultados:

evidenciou-se uma relação inversa entre a vulnerabilidade ao consumo do álcool e a transcendência espiritual (β-0.123, p 0.025) e uma relação direta positiva entre a transcendência espiritual e o bem-estar psicossocial (β 0.482, p 0.000). Conclusões: as relações das variáveis transcendência espiritual, vulnerabilidade ao consumo do álcool e bem-estar psicossocial, fundamentadas na Teoria de Reed, são confirmadas no grupo populacional de jovens adultos universitários, concluindo que é possível alcançar o bem-estar psicossocial quando se incrementa a transcendência espiritual, enquanto a vulnerabilidade ao consumo do álcool se reduz.

Descritores:
Teoria de Enfermagem; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Adulto Jovem

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br