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Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental1 1 Artigo extraído da Dissertação de Mestrado "Avaliação dos conhecimentos dos sintomáticos respiratórios sobre a coleta de amostras de escarro para exames diagnósticos de tuberculose", apresentada a Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Amazonas, AM, Brasil.

Resumo

Objetivo:

avaliar a qualidade da amostra de escarro antes e após as orientações de Enfermagem ao paciente.

Métodos:

estudo com delineamento de pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, não randomizado. Participaram do estudo pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar, sintomáticos respiratórios por mais de três semanas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos e sem antecedente de tuberculose nos últimos dois anos. A intervenção educativa consistiu em orientações individualizadas sobre a coleta da amostra de escarro, fundamentadas nas diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil e na entrega de folder explicativo.

Resultados:

participaram 138 pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar. Os resultados evidenciaram importante acréscimo das amostras com partículas purulentas, volume maior que 5mL e aumento na taxa de pacientes diagnosticados com tuberculose, após a intervenção educativa.

Conclusão:

comprovou-se que, após a intervenção educativa, obtiveram-se amostras de escarro com maior qualidade, com aspecto e volume satisfatórios para efetividade do exame baciloscópico.

Descritores:
Tuberculose; Educação em Saúde; Manejo de Espécimes; Estudos de Intervenção

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