Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento, atitude e prática sobre o exame colpocitológico e sua relação com a idade feminina1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Intervenção comportamental e educativa: efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico", apresentada ao Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Resumo

Objetivo:

verificar a associação entre o conhecimento, atitude e prática de mulheres em relação ao exame colpocitológico e a faixa etária.

Métodos:

trata-se de pesquisa de corte transversal associada ao inquérito conhecimento, atitude e prática, em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. A amostra foi composta por 775 mulheres, distribuídas em três faixas etárias: adolescentes, jovens e idosas.

Resultados:

embora o conhecimento inadequado tenha tido altas taxas em todas as faixas etárias, foi significativamente superior entre as adolescentes (p=0,000). Tendência semelhante no componente atitude por apresentar percentuais de inadequabilidade na adolescência e decair com o avançar da idade (p=0,000). Todavia, não houve diferença estatística entre os grupos quanto à prática (p=0,852).

Conclusão:

o estudo demonstrou relação entre a faixa etária e o conhecimento, a atitude e a prática do exame colpocitológico.

Descritores:
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Distribuição por Idade; Teste de Papanicolaou; Neoplasias do Colo do Útero; Enfermagem; Educação em Saúde

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br