Acessibilidade / Reportar erro

Fatores preditivos dos diagnósticos de enfermagem em pessoas vivendo com a síndrome da imunodeficiência adquirida1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Sistematização da Assistência de Enfermagem em Pacientes com AIDS", apresentada ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Resumo

Objetivo:

identificar os fatores preditivos dos diagnósticos de enfermagem em pessoas vivendo com a síndrome da imunodeficiência adquirida.

Método:

estudo transversal, realizado com 113 pessoas vivendo com AIDS. Os dados foram coletados com um roteiro de entrevista e exame físico. Para análise dos dados, foi utilizada regressão logística, considerando um nível de significância de 10%.

Resultados:

os fatores preditivos identificados foram: para o diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente - seguimento inadequado de instruções e verbalização do problema; para o diagnóstico de enfermagem falta de adesão - anos de estudo, comportamento indicativo de falta de aderência, participação no tratamento e esquecimento; para o diagnóstico de enfermagem disfunção sexual - renda familiar, frequência diminuída da prática sexual, déficit percebido de desejo sexual, limitações percebidas impostas pela doença e função corporal alterada.

Conclusão:

os fatores preditivos desses diagnósticos de enfermagem envolveram características sociodemográficas e clínicas, características definidoras e fatores relacionados, os quais devem ser considerados durante a assistência prestada pelo enfermeiro.

Descritores:
Processos de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br