Acessibilidade / Reportar erro

Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a transplante cardíaco

Resumo

Objetivos:

analisar a ocorrência e os fatores predisponentes para infecção de sítio cirúrgico em pacientes submetidos a transplante cardíaco e verificar a relação entre os casos de infecção e as variáveis referentes ao paciente e ao procedimento cirúrgico.

Método:

estudo de coorte retrospectivo, com exame dos prontuários médicos de pacientes maiores de 18 anos, submetidos a transplante cardíaco. A correlação entre variáveis foi realizada por meio dos testes exato de Fischer e de Mann-Whitney-Wilcoxon.

Resultados:

a amostra foi constituída por 86 pacientes, predominantemente homens, com doença sistêmica grave, submetidos a internações pré-operatórias extensas. Apresentaram sinais de infecção do sítio cirúrgico 9,3% dos transplantados, sendo cinco (62,5%) incisionais superficiais, duas (25%) profundas e um (12,5%) caso de infecção de órgão/espaço. Não houve associação estatisticamente significante entre as variáveis relacionadas ao paciente e ao procedimento cirúrgico.

Conclusão:

não houve associação entre as variáveis estudadas e os casos de infecção do sítio cirúrgico, possivelmente relacionado ao pequeno número de casos de infecção presentes na amostra investigada.

Descritores:
Enfermagem Perioperatória; Infecção da Ferida Operatória; Transplante de Coração; Cirurgia Torácica

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br