Acessibilidade / Reportar erro

Confiabilidade e validade de construto do Instrumento para Mensuração do Impacto da Doença no Cotidiano do Valvopata

RESUMO

Objetivos:

avaliar a praticabilidade, aceitabilidade e os efeitos teto e chão, estimar a confiabilidade e verificar a validade de construto convergente do Instrumento para Mensuração do Impacto da Doença no Cotidiano do Valvopata em pacientes com valvopatia mitral e/ou aórtica.

Método:

dados foram obtidos junto a 86 pacientes valvopatas por meio de três etapas: uma entrevista presencial para caracterização sociodemográfica e clínica e as duas outras realizadas por meio de contato telefônico para as aplicações do instrumento (Teste e teste de repetição).

Resultados:

quanto à praticabilidade e aceitabilidade, o instrumento foi aplicado com tempo médio de 9,9 minutos e com 110% de respostas, respectivamente. Constatados efeitos teto e chão para todos os domínios, principalmente efeito chão. A confiabilidade foi testada por meio do teste-teste de repetição, obtendo-se evidências de estabilidade temporal da medida. Foram constatadas correlações negativas significantes de moderada a forte magnitude entre o escore da questão genérica sobre o impacto da doença e os escores do IDCV, o que aponta para validade de construto convergente do instrumento.

Conclusão:

o Instrumento para Mensuração do Impacto da Doença no Cotidiano do Valvopata apresentou evidências de confiabilidade e validade quando aplicado em pacientes com valvopatia.

Descritores:
Perfil de Impacto da Doença; Doenças das Valvas Cardíacas; Enfermagem

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br