SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Construction and validation of the Self-care Assessment Instrument for patients with type 2 diabetes mellitusA Grounded theory study of the intention of nurses to leave the profession author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169On-line version ISSN 1518-8345

Abstract

SILVA, Araceli Vicente da; ZANDONADE, Eliana  and  AMORIM, Maria Helena Costa. Ansiedade e o enfrentamento de mulheres com câncer de mama em quimioterapia. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2017, vol.25, e2891.  Epub June 05, 2017. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1722.2891.

Objetivo:

identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por mulheres com câncer de mama em quimioterapia e verificar a associação com o perfil de ansiedade por elas apresentado.

Método:

estudo de corte transversal do tipo analítico. Utilizou-se amostra aleatória de 307 mulheres com câncer em tratamento quimioterápico prévio, adjuvante ou paliativo. Coletou-se os dados com técnica de entrevista com registro em formulário, busca ativa nos prontuários, Escala de Modo de Enfrentamento de Problemas e Inventário de Ansiedade e Estado. Utilizou-se para análise o Pacote Estatístico para Ciências Sociais 19.0, coeficiente de correlação de Pearson e o teste Mann-Whitney.

Resultados:

existiu associação significante do traço de ansiedade e as estratégias de enfrentamento com foco no problema e com foco na emoção (p<0,000) e o estado de ansiedade com o enfrentamento com foco no problema (p=0,001) e com o foco na emoção (p=0,004). Os resultados demonstram fracas associações entre as diferentes estratégias de enfrentamento.

Conclusão:

a estratégia de enfrentamento eleita pelas mulheres com câncer de mama tem relação direta com a ansiedade. As pacientes que possuem ansiedade com nível baixo tendem a utilizar como estratégia a resolução dos problemas e quando o nível é médio a alto o enfrentamento com foco na emoção.

Keywords : Neoplasias da Mama; Adaptação Psicológica; Quimioterapia; Ansiedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )