Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de marcadores sorológicos para hepatite e potenciais fatores associados em pacientes com diabetes mellitus

RESUMO

Objetivo:

estimar a prevalência de marcadores sorológicos para hepatite B e C em pacientes com diabetes mellitus e analisar potenciais fatores associados.

Método:

estudo transversal com 255 pacientes com diabetes mellitus. Elegeram-se variáveis demográficas, clínicas e comportamentos de risco para hepatite B e C. Investigou-se os marcadores HBsAg, Anti-HBc IgG, Anti-HBc IgM, Anti-HBs e Anti-HCV. Utilizou-se um questionário e coleta de sangue venoso e análise por estatística inferencial.

Resultados:

16,8% pacientes apresentaram marcador Anti-HBc total reagente, 8,2% Anti-HBs isolado e 75% foram não reagentes para todos os marcadores de hepatite B. Nenhum caso de HBsAg reagente foi encontrado, 3,3% dos pacientes apresentaram marcador anti-HCV reagente. A prevalência de infecção pregressa pelo vírus da hepatite B mostrou-se diretamente associado ao tempo de diabetes mellitus, e a prevalência de infecção pelo vírus da hepatite C não teve associação com as variáveis investigadas. A prevalência de infecção por hepatite B e C em pacientes com diabetes mellitus foi superior a nacional, 16,8% e 3,3% respectivamente.

Conclusão:

os resultados sugerem que pacientes com diabetes sejam uma população de maior vulnerabilidade às hepatites B e C, ensejando à adoção de medidas preventivas de sua ocorrência.

Descritores:
Diabetes Mellitus; Hepatite B; Hepatite C; Cobertura Vacinal; Hepatopatias; Enfermagem

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br