Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do monitoramento remoto de enfermagem sobre o excesso de peso de mulheres: ensaio clínico* * Artigo extraído da tese de doutorado “Monitoramento remoto de enfermagem de mulheres com excesso de peso: ensaio clínico randomizado”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil, processo nº 421599/2016-2.

RESUMO

Objetivo:

avaliar o efeito do monitoramento remoto de enfermagem na melhora das medidas antropométricas de mulheres com excesso de peso.

Método:

ensaio clínico controlado, randomizado, realizado em ambulatório de referência em obesidade. Constituíram o baseline 101 mulheres, alocadas aleatoriamente em dois grupos, 51 no grupo de intervenção (GI) e 50 no grupo controle (GC). O GI recebeu o monitoramento remoto por telefone e acompanhamento convencional e o GC acompanhamento convencional. A avaliação das mulheres ocorreu no baseline e após três meses de intervenção. Para avaliar as diferenças das medidas antropométricas intragrupos, utilizou-se o teste t pareado e, intergrupos, a análise de covariância, adotando-se significância estatística de 5%. Completaram o estudo 81 mulheres.

Resultados:

na comparação intergrupos após a intervenção, verificou-se redução de 1,66 kg na média do peso (p = 0,017) e redução de 0,66 kg/m2 na média do IMC (p = 0,015) para o grupo intervenção. Houve redução de 2,5 cm na CC no grupo intervenção com diferença estatística boderline (p=0,055).

Conclusão:

o efeito do monitoramento remoto foi benéfico na redução das medidas antropométricas. RBR-3hzdgv.

Descritores:
Obesidade; Monitoramento; Telenfermagem; Educação em Saúde; Ensaio Clínico; Mulheres

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br