Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da incontinência urinária na qualidade de vida de indivíduos submetidos à prostatectomia radical* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Avaliação da Incontinência Urinária em Indivíduos Submetidos à Prostatectomia Radical”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei, Divinópolis, MG, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

avaliar o nível de incontinência urinária e o seu impacto na qualidade de vida de pacientes submetidos à prostatectomia radical.

Método:

estudo transversal, realizado com pacientes prostatectomizados. Os dados foram coletados a partir dos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Pad Test, International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form e King Health Questionnaire. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e bivariada. O nível de significância adotado foi de 0,05.

Resultados:

participaram 152 pacientes, com idade média de 67 anos. Entre os pacientes incontinentes, houve predomínio da incontinência urinária leve. A incontinência urinária causou impacto muito grave na avaliação geral da qualidade de vida nos primeiros meses e grave após seis meses de cirurgia. Quanto maior a perda urinária, maior impacto nos domínios da qualidade de vida Limitações Físicas, Limitações Sociais, Impacto da Incontinência Urinária e Medidas de Gravidade. A maioria dos participantes relatou ausência de ereção após a cirurgia e por isso não respondeu à questão referente à presença de incontinência urinária durante a relação sexual.

Conclusão:

o estudo evidenciou a ocorrência da incontinência urinária após prostatectomia radical em diferentes níveis e o seu impacto significativo na qualidade de vida dos homens merecendo intervenções para o seu controle.

Descritores:
Qualidade de Vida; Qualidade de Vida Relacionada à Saúde; Incontinência Urinária; Prostatectomia; Enfermagem; Neoplasias da Próstata

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br