Objetivo:
descrever o desenvolvimento de um guia holístico de debriefing, em inglês e português do Brasil, focado em enfermeiros educadores para promover a aprendizagem reflexiva.
Método:
estudo metodológico, com três fases: revisão integrativa de literatura, desenvolvimento do guia e sua avaliação por um painel de especialistas em enfermagem. A revisão de literatura seguiu um processo sistemático. Para o desenvolvimento do guia, os resultados da revisão de literatura foram utilizados, juntamente com o processo de debriefing de Lederman e o referencial de aprendizagem de Zabala, como base teórica para promover a aprendizagem reflexiva durante a Simulação de Alta Fidelidade. O painel de especialistas em enfermagem analisou a qualidade do guia.
Resultados:
a revisão da literatura revelou lacunas na preparação dos educadores pedagógicos e a ausência de ferramentas holísticas de debriefing que incluam os aspectos formativos e sumativos de orientação em debriefing para auxiliar os educadores. O guia de debriefing foi desenvolvido em duas páginas: a primeira página recomenda como conduzir o debriefing e a segunda contém perguntas de orientação. O guia foi avaliado e passou por um total de três modificações para congruência dos itens avaliados e adequação dos termos utilizados.
Conclusão:
foi proposto um guia holístico de debriefing visando enfermeiros educadores. Este estudo fornece uma visão geral do processo para promover a aprendizagem reflexiva na Simulação de Alta Fidelidade e contribui para o treinamento formal de enfermeiros educadores para a aplicação das melhores práticas pedagógicas.
Descritores:
Docentes de Enfermagem; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Aprendizagem; Ensino