Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados aos riscos de adoecimento da equipe de enfermagem no trabalho em instituição psiquiátrica* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Fatores associados aos transtornos mentais comuns entre trabalhadores de enfermagem em um hospital psiquiátrico”, apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Objetivo:

identificar as associações entre as variáveis sociodemográficas, laborais, condições de saúde, hábitos de vida e os riscos de adoecimento do trabalhador de enfermagem de um hospital psiquiátrico.

Método:

estudo transversal analítico. A amostra de 74 trabalhadores respondeu a um questionário para caracterização sociodemográfica, laboral, levantamento de condições de saúde e hábitos de vida. Para avaliar a percepção dos riscos de adoecimento, na opinião do entrevistado, foram utilizadas a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e a Escala de Custo Humano no Trabalho. Realizou-se análise descritiva e bivariada, com significância de 5%.

Resultados:

os fatores associados aos riscos de adoecimento foram: queixas de insônia, trabalho noturno e jornada de trabalho.

Conclusão:

há evidências de que as associações entre as variáveis laborais, condições de saúde e hábitos de vida podem prejudicar a saúde da equipe de enfermagem de um hospital psiquiátrico.

Descritores:
Condições de Trabalho; Enfermagem Psiquiátrica; Equipe de Enfermagem; Hospitais Psiquiátricos; Saúde Mental; Saúde do Trabalhador


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br