Acessibilidade / Reportar erro

Análise do ambiente laboral e intenção de enfermeiras perioperatórias de abandonar o trabalho* * A publicação deste artigo na Série Temática “Recursos Humanos em Saúde e Enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da tese de doutorado “Aplicación de los valores del magnetismo al área quirúrgica de un hospital de alta tecnología”, apresentada à Universidad Jaume I, Departamento de Ciencias de la Enfermería, Castellon, Espanha.

Objetivo:

investigar como o ambiente laboral perioperatório afeta a insatisfação laboral, a exaustão profissional e a percepção da qualidade do cuidado sobre a intenção de abandonar o trabalho, das enfermeiras perioperatórias.

Método:

estudo transversal com 130 enfermeiras que trabalham na área cirúrgica de um hospital universitário público espanhol de alta tecnologia. Foi utilizada a escala do ambiente da prática de enfermagem, o inventário de burnout de Maslach, as perguntas sobre a satisfação laboral, a percepção da qualidade do cuidado e a intenção de abandonar o trabalho, para a coleta de dados. Foram realizadas estatísticas descritivas, inferenciais e de regressão logística.

Resultados:

em geral, 20% das enfermeiras perioperatórias gostariam de abandonar o trabalho. A dimensão do ambiente laboral em relação aos investimentos em pessoal e recursos, a insatisfação e a exaustão emocional das enfermeiras foram os fatores preditores que indicaram a sua intenção de abandonar o trabalho.

Conclusão:

deve-se considerar implementar estratégias de retenção das enfermeiras perioperatórias, melhorando os fatores preditores que indicam, como o ambiente laboral, especialmente a dotação de pessoal e os recursos, a insatisfação e o esgotamento emocional. Criar ambientes de trabalho positivos, baseados nos valores magnéticos, pode ser uma estratégia-chave.

Descritores:
Rotatividade de Enfermeiros; Ambiente de Instituições de Saúde; Enfermagem Perioperatória; Satisfação no Emprego; Esgotamento Profissional; Retenção


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br