Acessibilidade / Reportar erro

Máscaras de tecido para a prevenção da COVID-19 e outras infecções respiratórias* * Este artigo refere-se à chamada temática “COVID-19 no contexto da saúde global”.

Objetivo

analisar as evidências científicas sobre a eficácia de máscaras de tecido para a prevenção da COVID-19 e outras infecções respiratórias.

Método

revisão integrativa da literatura a partir da questão norteadora: “Qual a eficácia das máscaras de tecido na absorção de partículas causadoras de infecção respiratória?”. A busca ocorreu em oito bases de dados eletrônicas sem restrição de tempo e idioma.

Resultados

as máscaras de tecido de baixa cobertura, 100% algodão, cachecol, fronha, fronha antimicrobiana, linho, seda, toalha de chá e saco de aspirador apresentam proteção marginal/razoável na absorção de partículas, enquanto as máscaras de tecido com alta cobertura têm elevada proteção.

Conclusão

as máscaras de tecido representam medida preventiva com eficácia moderada na disseminação de infecções respiratórias ocasionadas por partículas de tamanho igual e/ou menor ao SARS-CoV-2. A eficácia da barreira contra as gotículas é influenciada, principalmente, pelo tipo de tecido, quantidade de camadas e frequência de lavagens.

Máscaras Faciais; Coronavírus; Infecções por Coronavírus; Infecções Respiratórias; Prevenção de Doenças; Revisão


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br