SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Modos e modas da doença e do corpoO discurso de parto de mulheres vivenciando a experiência da primeira gestação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

BOEMER, Magali Roseira  and  ROCHA, Semiramis Melani de Melo. A pesquisa em enfermagem: notas de ordem histórica e metodológica. Saude soc. [online]. 1996, vol.5, n.2, pp. 77-88. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12901996000200006.

O artigo se propõe a algumas considerações sobre a pesquisa em enfermagem no que se refere ao referencial teórico e caminhos metodológicos. Com esse intuito, seus autores resgatam o momento em que a enfermagem passa por um redirecionamento do método clássico de investigação para novas propostas metodológicas, contemplando outros objetos de estudo, possibilitando, assim, novos horizontes epistemológicos para a geração do conhecimento. Discutem questões relacionadas à coerência interna da pesquisa qualitativa, à observância de seus pressupostos filosóficos, ressaltando a importância da produção de conhecimentos que respondam às indagações do assistir e do cuidar em enfermagem.

Keywords : Pesquisa em enfermagem; pesquisa qualitativa; cuidados em enfermagem; enfoques teórico-metodológicos; epistemología.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese