SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Cidade/município saudável - a questão estratégica: o compromisso político índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Saúde e Sociedade

versión impresa ISSN 0104-1290

Resumen

AKERMAN, Marco et al. A concepção de um projeto de observatório de qualidade de vida: relato de uma experiência realizada em Campinas - SP. Saude soc. [online]. 1997, vol.6, n.2, pp. 83-99. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12901997000200010.

Partindo do pressuposto que a construção de uma Cidade Saudável exige esforços de todos seus moradores e que para que isto possa ser realizado a partir de bases científicas, os autores deste artigo apresentam a experiência do Projeto Observatório de Qualidade de Vida de Campinas com vistas à construção de um instrumento, indicador de qualidade de vida. As fases descritas foram as seguintes: mobilização intersetorial; conceituação e localização de áreas administrativas a áreas de planejametno com bases espaciais para o projeto urbanístico a ser realizado por futuras secretarias de ação regionais; construção do indicador de qualidade de vida propriamente dito a partir das bases de dados demográficos de 1991; discussões e recomendações. Tal exercício lançou bases para a consolidação de um instrumetal eficiente e factível de monitoramento contínuo de um processo intersetorial de melhoria de qualidade de vida, tal qual propõe a OMS para Cidades Saudáveis.

Palabras llave : construção; cidade saudável; qualidade de vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués