SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Women, rights and healthIntersection points between the gerontological, health and working knowledge areas: questions for reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

PIROTTA, Katia C. M.  and  SCHOR, Néia. Carências e desejos: estudo sobre a opção pela esterilização entre mulheres residentes na Região Sul do Município de São Paulo, em 1992. Saude soc. [online]. 1999, vol.8, n.2, pp. 33-57. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12901999000200003.

O presente estudo teve por objetivo discutir a opção das mulheres pela esterilização cirúrgica. A amostra constituiu-se em 215 mulheres esterilizadas, residentes na Região Sul do Município de São Paulo, em 1992. Foram analisadas variáveis referentes ao uso de métodos anticoncepcionais anteriormente à esterilização, aos motivos desta opção e à satisfação com a esterilização. Das mulheres que eram usuárias de métodos reversíveis antes da esterilização, 67% referiu a pílula. 67% das mulheres referiram problemas com o método anterior, como motivo por ter deixado de usá-lo. 91% afirmaram estar satisfeitas com o método irreversível. 74% das mulheres responderam que a esterilização não trouxe mudanças em sua vida e 60% das mulheres responderam que não houve mudança no relacionamento afetivo e sexual. Ao percorrer as questões relativas à situação da mulher após a esterilização, verificou-se que os problemas de saúde atribuídos aos métodos reversíveis e a segurança frente à gravidez indesejada são os principais elementos que determinaram a satisfação com a esterilização. A análise empreendida neste estudo sugere que a opção pela esterilização está relacionada com as dificuldades oriundas do uso indiscriminado da pílula e da falta de assistência efetiva à saúde reprodutiva, apontando para a importância da implementação dos programas de saúde voltados para este âmbito.

Keywords : saúde da mulher; saúde reprodutiva; esterilização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese