SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1-2Evolution of the mortality for cervico-uterine cancer in Salvador - BA, 1979-1997Disability and work in the informal sector: consideration of inclusion and exclusion processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

CARVALHO, Marta Lúcia O.; PIROTTA, Katia Cibelle Machado  and  SCHOR, Neia. Apoio: a forma predominante de participação masculina na regulação da fecundidade do casal. Saude soc. [online]. 2000, vol.9, n.1-2, pp. 61-76. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902000000100005.

254 mulheres em idade reprodutiva, usuárias de métodos contraceptivos reversíveis, que referiam ter parceiro sexual, foram entrevistadas em seus domicílios, na região sul de São Paulo, com o objetivo de identificar como elas definem as formas de participação masculina na contracepção, a partir da percepção sobre atitudes de seus parceiros, 82,7% das entrevistadas referiram que seus parceiros participavam do processo de regulação da fecundidade, apesar de 78,8% delas usarem métodos femininos, o que aponta para a desvinculação entre o tipo de método contraceptivo usado e a percepção dessas mulheres a respeito da participação masculina na regulação da fecundidade do casal. Observou-se neste estudo que a forma predominante de participação masculina na contracepção esteve associada à função de apoio ao uso de método feminino de alta eficácia. Observou-se, nas respostas das mulheres, que estas assumem a contracepção como uma tarefa de sua responsabilidade, e o papel do homem como acessório, de apoio à essa função.

Keywords : contracepção; métodos contraceptivos; regulação da fecundidade; participação masculina; apoio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese