SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Environmental conflict on the coast of São Paulo: São Sebastiao's Directive PlanConsiderations on reactional states of Itajai's hansen's carriers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

SANTANA, Milena Lopes  and  CARMAGNANI, Maria Isabel. Programa saúde da família no brasil: um enfoque sobre seus pressupostos básicos, operacionalização e vantagens. Saude soc. [online]. 2001, vol.10, n.1, pp. 33-53. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902001000100004.

De sua concepção até o momento atual, são muitas as análises a respeito do Programa Saúde da Família (PSF) no Brasil. Embora ainda em número reduzido, integrantes das unidades de saúde da família, secretários municipais de saúde, prefeitos, elementos do Ministério da Saúde, bem como docentes de universidades e pesquisadores renomados da saúde pública e outras áreas afins, têm se disposto a discutir e a refletir sobre tal estratégia. Dessa forma, tornou-se pertinente fazer uma revisão da literatura sobre o PSF, a qual foi abordada em temas: retrospectiva histórica do período que antecedeu o PSF; seus pressupostos básicos; estratégias de operacionalização: a família como foco de assistência, o princípio da vigilância à saúde, a atuação da equipe multidisciplinar; os diferentes modelos de implantação no Brasil; aspectos facilitadores ou não dessa implantação, bem como as vantagens e desvantagens do PSF no sistema de saúde brasileiro.

Keywords : programa saúde da família; modelo assistencial; atenção básica à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese