SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Family health program in brazil: a focus on its basic assumptions, performance and advantagesInvestigation and control of scabies epidemics: an educative experience in an indigene village author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

BLATT, Jucelene Marchi. Considerações acerca dos estados reacionais do portador de hanseníase no município de Itajaí. Saude soc. [online]. 2001, vol.10, n.1, pp. 55-64. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902001000100005.

A presente pesquisa teve por objetivo, compreender e avaliar os estados reacionais de pacientes portadores de hanseníase e o tratamento das reações. O método de abordagem do estudo foi indutivo, tendo como base o referencial bibliográfico, tomou-se como fonte de dados os prontuários dos portadores de hanseníase, disponíveis no programa de controle de hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí. Através deste trabalho com os 78 pacientes inscritos no programa sujeitos da pesquisa, observou-se que: 60,3% tem de 15-49 anos; 65,4% são do sexo masculino; 70,5% manifestam a forma Virchowiana da doença; 60,3% apresentam estados reacionais durante tratamento; metade destes aproximadamente apresentaram quadro clínico de neurite, tendo sido tratados com prednisona, também se observou outros sintomas clínicos em escala menor como o eritema nodoso hansênico, e o tratamento de escolha sempre que possível é a talidomida; e 11,5% apresentaram para efeitos ao tratamento com multidrogas. A avaliação dos estados reacionais indica que, mais da metade dos portadores em tratamento apresentam esta manifestação imunológica. É julgada pela literatura como conseqüência da doença e possível reação ao esquema poliquimioterápico.

Keywords : hanseníase; estados reacionais; talidomida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese