A avaliação de projetos de pesquisa em educação ambiental e em saneamento do meio, desenvolvidos em comunidades urbanas e rurais brasileiras, é uma atividade ainda bastante restrita, em que pese sua grande importância acadêmica e prática. Sua relevância é ainda maior quando se trata de pesquisa-ação, em que os pesquisadores desempenham papel ativo na busca de soluções para o equacionamento de problemas encontrados. A possibilidade de tornar disponíveis, às comunidades estudadas, os resultados de investigações, de forma simples e compreensível, pode servir de instrumento para melhor dimensionamento e eficácia de políticas públicas; além disso, fornece respostas aos pesquisadores, que podem embasar suas atuações futuras em realidades semelhantes. O presente artigo baseia-se em avaliação qualitativa e participativa do projeto "Educação ambiental via representações acadêmicas e populares do meio", desenvolvido nos municípios de Espírito Santo do Turvo e Vera Cruz, no oeste do estado de São Paulo, nos anos 1998 a 2001. Concluído o projeto, foram realizadas entrevistas para avaliá-lo com moradores do dois municípios, considerados personagens-chave nas ações locais empreendidas. Empregou-se metodologia qualitativa de pesquisa e roteiro previamente estruturado, com perguntas abertas. Os resultados demonstraram que características locais específicas condicionaram formas peculiares no desenvolvimento do projeto, levando, por conseguinte, a diferenças importantes no tocante à sua ressonância em cada município. Entretanto, de modo diferenciado, o projeto atingiu os objetivos de melhor capacitar os moradores para promover um desenvolvimento sustentável.
avaliação de projeto; educação ambiental; saneamento do meio; saúde ambiental; desenvolvimento sustentável