SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Agendas urbanas intersetoriais em quatro cidades de São PauloSaúde Pública e meio ambiente: evolução do conhecimento e da prática, alguns aspectos éticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290

Resumo

VARANDA, Walter  e  ADORNO, Rubens de Camargo Ferreira. Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde. Saude soc. [online]. 2004, vol.13, n.1, pp. 56-69. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902004000100007.

A condição de precariedade da população adulta de rua é tratada no âmbito da saúde e das intervenções sociais visando levantar subsídios para a implementação de políticas públicas de saúde para essa população. A conceituação dessa população e sua relação com a exclusão social, a cidade, as economias paralelas, a globalização, as estratégias e os circuitos de sobrevivência desenvolvidos se inserem num contexto de oposição aos mecanismos de apartação social e rompimento dos vínculos familiares, bem como na forma de tratamento institucional. A precariedade e insalubridade das ruas, culminando em exposição e riscos cumulativos requerem intervenções e formas de tratamento orientadas, segundo a sua especificidade, desafiando os conceitos gerais de universalidade, integralidade e eqüidade do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave : Moradores de rua; Direitos Humanos; Vulnerabilidade; Saúde Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português