SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Reflections on conceptions and contemporary practices of public policies for adolescents: the case of drug-addictionBiodiversity and Public Health: issues for a new approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

MARSIGLIA, Regina M. G.; SILVEIRA, Cássio  and  CARNEIRO JUNIOR, Nivaldo. Políticas sociais: desigualdade, universalidade e focalização na saúde no Brasil. Saude soc. [online]. 2005, vol.14, n.2, pp. 69-76. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902005000200008.

O presente artigo tem por finalidade contribuir para o debate sobre as políticas sociais em saúde e para a elaboração de estratégias que viabilizem a organização de serviços de saúde, a extensão da cobertura às regiões desprovidas de serviços e a conseqüente transformação das condições de saúde da população. Para isso, propõe uma reflexão sobre os sentidos das políticas, seus desdobramentos nas concepções da universalização e da focalização, e a pertinência das concepções e práticas em saúde estabelecidas nos últimos anos quanto ao encaminhamento da diminuição dos problemas da desigualdade e da pobreza. Esta análise toma como base a reflexão sobre a experiência de implantação do Programa de Saúde da Família na área central da cidade de São Paulo, seus desdobramentos e ajustes, além do questionamento sobre as características e a qualidade que devem configurar tal programa, de acordo com as especificidades de cada região do país. Conclui-se o estudo com a afirmação de que o princípio da universalidade tem contribuído para o incremento do acesso aos serviços de saúde, porém não tem criado condições para o estabelecimento da eqüidade, necessitando para isso reformulação e adaptação de programas e ações em saúde.

Keywords : Políticas em Saúde; Universalização; Focalização; Programa de Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese