SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Notes on solidarity and orphans in the Akan-Agni Morofoé Society of Ivory Coast (Western Africa)Resettlement, health and insecurity in Itaparica: a model of vulnerability in development projects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

SOARES, Diego. O "Sonho de Rose": políticas de saúde pública em assentamentos rurais. Saude soc. [online]. 2006, vol.15, n.3, pp. 57-73. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902006000300006.

Este artigo partiu de uma breve reflexão sobre a tensão entre os princípios de universalidade e a especificidade cultural dos usuários das políticas de saúde pública, procurando inserir a discussão sobre saúde coletiva em assentamentos rurais dentro deste eixo reflexivo. Apresenta dados etnográficos sobre um projeto de extensão universitária realizado no assentamento "19 de Setembro", localizado nas imediações da região metropolitana de Porto Alegre (RS). A partir da experiência de implementação de uma "farmacopéia popular" nesse assentamento, discute-se um modelo dialógico de intervenção no campo da saúde pública, um modelo esteja mais apropriado ao diálogo com a alteridade e com a inclusão de práticas terapêuticas alternativas ao modelo biomédico. Para finalizar, desenvolve algumas reflexões iniciais sobre os usos diferenciados dos dispositivos institucionais a partir de uma contraposição entre a análise de Foucault sobre as tecnologias de poder e as observações críticas introduzidas por Michel de Certeau, o qual analisa os usos dos dispositivos, as artes de fazer que subvertem os modelos disciplinares.

Keywords : Políticas de saúde pública; Exclusão social; Assentamentos rurais; Saberes tradicionais; Reforma agrária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese