SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Alimentary and nutritional aspects of users of the popular restaurant "Mesa do Povo"Containers for construction and demolition waste as urban furnishing: an environmental and public health issue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

GIATTI, Leandro Luiz. Reflexões sobre água de abastecimento e saúde pública: um estudo de caso na Amazônia brasileira . Saude soc. [online]. 2007, vol.16, n.1, pp. 134-144. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902007000100012.

Embora a Amazônia ostente grandioso patrimônio ambiental e abundância de recursos hídricos, é na região Norte do Brasil, contida neste notável bioma, que se verificam os piores índices de acesso a serviços de saneamento e respectivos indicadores de saúde pública. Por meio de estudo de caso efetuado na cidade de São Gabriel da Cachoeira, localizada à noroeste do Estado do Amazonas, com aproximadamente 18.000 habitantes e substancial parcela de população indígena, verificou-se a complexidade de fatores relacionados ao provimento de água e à melhoria da saúde pública para núcleos urbanos da Amazônia. A ausência de políticas concisas, as peculiaridades ambientais, as dificuldades logísticas e financeiras somam-se a questões socioculturais, a aspectos migratórios e a processo de urbanização desordenada, associada a impactos ambientais. Para melhoria da saúde pública nessas circunstâncias torna-se necessária uma abordagem interdisciplinar, que possibilite a gestão dos recursos hídricos, a implementação de saneamento básico e, não obstante, a promoção de adesão dos habitantes.

Keywords : Saneamento básico; Abastecimento de água; Saúde Pública; Recursos hídricos; Amazônia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese