SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Considerations about the Family Health Program and the promotion of greater equity in health care policyTherapeuthic residential services in mental health: is it a proposal to rescue the subjects' subjectivity? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Saúde e Sociedade

versión impresa ISSN 0104-1290

Resumen

LOPES, Marta Julia Marques  y  BUENO, André Luis Machado. Saúde Pública é... : permanências e modernidades nas representações de universitários. Saude soc. [online]. 2007, vol.16, n.3, pp. 92-101. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902007000300009.

Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa sobre as formas com que indivíduos e grupos entendem e representam a saúde pública como espaço de intervenção e assistência na área da saúde. Discute-se como estudantes universitários da área de saúde representam essas práticas, considerando que as representações são processos sócio-cognitivos, dependentes do sujeito, mas influenciados pelas condições sociais nas quais se elaboram e se transmitem. Trata-se de um estudo qualitativo, que se estendeu por oito semestres com oito turmas de estudantes de graduação em enfermagem, totalizando, aproximadamente, 350 alunos. Durante quatro anos (2000-2004), utilizamos a técnica de associação livre de palavras e expressões para desencadear, em sala de aula, a discussão temática ou "problemática" da saúde pública como campo de estudo e prática. Foram produzidos oito cartazes associativos categorizando o material por turmas de estudantes. A saúde pública configura-se em palco de representações com significados, predominantemente negativos para diferentes sujeitos. Predominou a idéia de que a saúde pública "serve para quem não tem escolha" ao lado de uma idealização do seu potencial transformador configurado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Palabras llave : Saúde Pública; Representações Sociais; Universitários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués